COMO VOCÊ PODE AJUDAR A PREVENIR O SANGRAMENTO DA GENGIVA AO ESCOVAR OS DENTES

Gengiva saudável não sangra. Se você notar sangue ao escovar os dentes ou ao usar o fio dental, saiba que isso não é normal. Este pode ser o primeiro sinal da gengivite. É fundamental conversar com o seu dentista.

Existem algumas possíveis causas de sangramento da gengiva – uma nova rotina de higiene oral, número exagerado de escovações, escovação muito forte ou deficiente ou ainda o uso de determinados medicamentos.1 Muitas vezes, o sangramento da gengiva pode ser causado pela formação da placa bacteriana ao redor, na parte superior e entre os dentes. Exceto quando removidas (geralmente por escovação), essas bactérias podem irritar sua gengiva, causando o sangramento.

Veja seis passos simples2 que podem ser adotados na sua rotina diária de higiene oral para ajudar a reduzir o risco de sangue na escovação:

1. Duas vezes por dois minutos

A escovação ajuda a remover a placa bacteriana e as partículas de alimentos que, se não forem retiradas ao redor, na parte superior e entre os dentes, podem irritar sua gengiva e levar a problemas como gengivite. Escove por dois minutos duas vezes ao dia, de preferência usando um creme dental como parodontax.

2. Não deixe de escovar todos os cantos

Lembre-se de limpar todos os cantos da sua boca ao escovar os dentes, inclusive as áreas de difícil acesso, como, por exemplo, entre os dentes. Mova a escova metodicamente ao redor da boca, cobrindo as superfícies externa e interna de todos os dentes (superiores e inferiores) e as superfícies de mastigação. Você também pode perguntar ao seu dentista sobre o melhor modo de escovar os dentes.

3. Seja delicado

É fundamental escovar com delicadeza e não de forma agressiva. Uma escovação muito forte, de forma exagerada ou o uso de uma escova de dentes velha pode machucar o esmalte do dente. Além disso, também é recomendável substituir sua escova de dentes a cada três meses.

4. Conheça seus ângulos

Use um movimento circular ou elíptico e aponte a escova de dentes para baixo na direção da gengiva em um ângulo de 45 graus. Isso ajuda a limpar a linha da gengiva. Para as superfícies internas dos seus dentes da frente, incline a escova verticalmente e use a parte da frente para fazer movimentos pequenos e circulares.

5. Não se esqueça de sua linha da gengiva

Sua linha da gengiva pode ser suscetível à formação da placa bacteriana. Seja bastante cuidadoso ao remover a placa bacteriana dessa área e das lacunas entre os dentes, juntamente com o uso regular do fio dental e de escovas interdentais. Isso pode ajudar no controle da formação da placa bacteriana.

6. E não se esqueça da língua também

Uma boa higiene oral não envolve apenas os dentes e a gengiva. A escovação da língua com delicadeza também pode ajudar a refrescar o hálito e limpar a boca removendo todas as bactérias.
 

1 Bleeding of Gums - American Dental Association. 2016. Bleeding of Gums - American Dental Association. [ONLINE] Available at: http://www.mouthhealthy.org/en/az-topics/b/bleeding-gums. [Accessed 02 August 2016].
2 All steps included come from: http://www.parodontax.in/look-after-my-gums/manual-brushing-guide/