Sobre Braquetes, bandas (anéis de retenção) e sangramento da gengiva

Se seus braquetes ou bandas (anéis de retenção) do aparelho estiverem bem ajustados, eles não deverão causar sangramento da gengiva. No entanto, o desafio quando se usa aparelho com braquetes é a dificuldade para manter seus dentes e sua gengiva limpos, garantindo assim a remoção eficaz de qualquer formação de placa bacteriana.

Todas as pessoas têm placa bacteriana em suas bocas que, se não for removida com escovação frequente e eficaz, pode aumentar e irritar sua gengiva, causando vermelhidão, gengiva inchada e sangramento da gengiva – todos sinais recorrentes da gengivite.

Se observar sangue ao cuspir quando estiver escovando os dentes ou usando o fio dental, você deverá informar seu dentista para obter orientações sobre o tratamento.

Do mesmo modo, se sentir qualquer desconforto quando estiver usando seus braquetes ou anéis de retenção de aparelho, você deverá voltar ao dentista para solucionar o problema.

Como braquetes/anéis de retenção podem afetar sua gengiva

O uso de braquetes ou anéis de retenção pode tornar sua gengiva mais vulnerável. Às vezes, partículas de alimentos ficam alojadas dentro ou ao redor desses braquetes e/ou anéis e, quando não retiradas, podem levar à formação da placa bacteriana, uma das principais causas de sangramento da gengiva. É por isso que é tão importante manter seus dentes e sua gengiva limpos.

A remoção das partículas de alimentos presas na sua boca pode ajudar a interromper a formação da placa bacteriana. Uma boa rotina de higiene oral é a melhor maneira de ajudar a manter a gengiva saudável, os dentes fortes e o hálito fresco. Seu dentista também poderá orientá-lo sobre a melhor maneira de limpar seus braquetes ou anéis de retenção.