Illustration of gums affected by gingivitis and the label 'Stages'
Illustration of gums affected by gingivitis and the label 'Stages'

Fases da doença da gengiva

O que é periodontite e como ela pode causar a perda de dentes?

Periodontite (ou doença periodontal) é uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam seus dentes, coletivamente conhecidos como periodonto.

É a segunda fase da doença da gengiva e ainda mais grave. Uma vez detectada, a periodontite é irreversível e pode levar à perda permanente de dentes. Exige tratamento médico ou dentário.

Illustration of gums affected by periodontitis, with dentist tool

O que causa a periodontite?

A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados.

Esse dano no tecido pode fazer com que a gengiva se separe dos dentes, criando pequenos espaços ou "bolsões", onde podem ocorrer mais formação de placa bacteriana e infecções. Com o agravamento da situação, o osso começa a sofrer erosão. Se não tratada, isso eventualmente resulta em dentes soltos, que podem cair ou que precisem ser removidos por um dentista.

Não ignore os sinais de alerta

A periodontite é a etapa final do processo de doença da gengiva. Diferentemente da gengivite, não pode ser revertida e, muitas vezes, tem consequências graves e duradouras para o aspecto de seus dentes e gengiva. Por isso, é extremamente importante não deixar a situação chegar a esse ponto.

A presença de sangue na saliva ao escovar os dentes ou usar o fio dental, mau hálito e vermelhidão ou gengiva inchada são os primeiros sinais de doença da gengiva. Sendo assim, não os ignore. Se perceber quaisquer desses sinais, é fundamental conversar com seu dentista imediatamente. Ele poderá orientá-lo sobre o melhor tipo de tratamento, antes que o problema se acentue.

Também é possível reduzir o risco de doença da gengiva mantendo uma boa rotina de higiene oral. Isso inclui: escovação duas vezes ao dia com um creme dental como parodontax para uso diário, uso do fio dental ou de uma escova interdental todos os dias e check-ups dentários frequentes.