RECEBA ORIENTAÇÃO DO SEU DENTISTA SOBRE A PREVENÇÃO DA GENGIVITE
Apesar de já apresentar alguns sinais de doença da gengiva, como gengiva inchada, vermelhidão ou sangramento da gengiva, você pode não saber que já está com este problema até ir ao dentista. Como a gengivite, a primeira fase da doença da gengiva, pode não apresentar dor, muitas vezes ela não é detectada. Pode também passar despercebida nos fumantes, uma vez que o tabagismo pode mascarar os primeiros sinais.
Esse é o motivo pelo qual é importante ir ao dentista com frequência, já que um exame profissional pode detectar os sinais da doença da gengiva, mesmo quando não forem óbvios, permitindo que você adote medidas para tratá-la, antes que ela se agrave.
A gengivite é, muitas vezes, causada pela formação da placa bacteriana na parte superior, ao redor e entre os dentes. Se não for removida através de uma escovação constante, a placa bacteriana pode irritar sua gengiva, tornando-a avermelhada e inchada. A gengiva pode também sangrar durante a escovação dos dentes e, aos poucos, afastar-se deles. A progressão dessa inflamação pode ser irreversível, podendo causar mobilidade dentária e até mesmo perda de dentes. Essa é a última etapa do processo de doença da gengiva – denominada periodontite.
COMO VOCÊ PODE AJUDAR PREVENIR A GENGIVITE
Se seu dentista diagnosticar gengivite, você deverá receber a orientação de um especialista sobre como proceder com o tratamento.
Para um cuidado com as gengivas bem-sucedido, é fundamental remover e controlar a formação de placa bacteriana através uma boa rotina de higiene oral.
O primeiro passo é escovar os dentes duas vezes ao dia usando a técnica correta para garantir que seus dentes e sua gengiva fiquem realmente limpos. Se você estiver correndo risco de graves problemas de gengiva, seu dentista pode sugerir que você use uma escova para toda a boca em conjunto com escovas para uso específico e ferramentas de limpeza que acessem as áreas mais difíceis. Por exemplo, podem ser usadas escovas interdentais, de um tufo único ou um fio dental para remoção da placa bacteriana de áreas de difícil acesso, como, por exemplo, entre seus dentes.1
O segundo passo é usar um creme dental parodontax, que tem ação clinicamente comprovada, e ajuda a reduzir a formação de placa bacteriana.2
PERGUNTE SEMPRE A UM PROFISSIONAL
Manter sua gengiva e seus dentes saudáveis através de uma boa rotina diária de limpeza é a melhor maneira de ajudar a prevenir a doença da gengiva.3 Entretanto, isso nunca deve ser considerado como uma alternativa para visitas frequentes ao dentista. Somente um profissional pode diagnosticar gengivite ou detectar se ela progrediu para periodontite – que deve ser tratada por um especialista a fim de minimizar os danos à gengiva e aos dentes.
1 From Interview with Martin Ling - Clinical Research Principal Scientist Oral Health at GSK
2 Paradontax_Bicarb_160629 Mode of Action Expert Video
3 Public Health England . 2014. Delivering better oral health: an evidence-based toolkit for prevention. [ONLINE] Available at: https://www.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/367563/DBOHv32014OCTMainDocument_3.pdf. [Accessed 12 September 2016].