Selecione o local:
SINAIS da doença da gengiva
O que causa perda de dentes?
Quando criança, a perda de um dente é um rito de passagem no processo para a vida adulta. Mas, na idade adulta, é uma experiência angustiante e irreversível, com consequências de longa duração tanto para o aspecto da sua boca como para sua autoconfiança.
Existem alguns motivos pelos quais um adulto pode perder os dentes, como um acidente ou como resultado de problema de saúde,1 mas uma das principais causas de perda de dentes é uma grave e irreversível doença da gengiva denominada periodontite.
Por que a gengivite pode levar à perda de dentes
Uma gengiva saudável é vital para a saúde dos seus dentes.
A proteção óssea do dente é muito importante para não deixá-lo suscetível a bacterías que possam causar infecções, levando a possíveis mobilidades dentárias, e até perda do dente. Sua gengiva faz uma barreira de proteção entre o osso e a placa bacteriana na sua boca.
O processo de doença da gengiva começa com a formação da placa bacteriana, que pode irritar a gengiva. Isso pode torná-la avermelhada e inchada, além de provocar sangramento quando você escova os dentes e passa o fio dental. Esses são sinais da primeira fase da gengivite. Quando não tratada, ela pode evoluir para uma irreversível segunda fase, a periodontite, com eventual perda de dentes.
Isso ocorre porque a formação da placa bacteriana pode fazer a gengiva se afastar dos dentes, deixando pequenos espaços para acúmulo de mais placa bacteriana e, consequentemente, infecções. Quando não tratadas, essas infecções podem impactar os ossos e os tecidos da gengiva que formam a estrutura de suporte dos seus dentes.2 Se os ossos e os tecidos da sua gengiva forem danificados, os dentes podem ficar soltos.3
O importante para a prevenção periodontal da perda de dentes é nunca deixar que a situação chegue tão longe.
Check-ups regulares com seu dentista são fundamentais, uma vez que, diferentemente da dor de dente e da sensibilidade do dente, a doença da gengiva nem sempre causa dor.4 Na verdade, é possível até que você não note que está com a doença, mas um exame feito por um dentista pode detectar os primeiros sinais. É fundamental adotar medidas para tratar a doença da gengiva, antes que as coisas piorem.
O check-up é ainda mais necessário se você fumar, pois o tabagismo pode mascarar os sintomas da doença da gengiva.
1 http://jada.ada.org/article/S0002-8177(14)60491-8/abstract
2 From Interview with Martin Ling - Clinical Research Principal Scientist Oral Health at GSK
3 http://www.cdc.gov/tobacco/campaign/tips/diseases/periodontal-gum-disease.html
4 From Interview with Martin Ling - Clinical Research Principal Scientist Oral Health at GSK