Selecione o local:
SINAIS da doença da gengiva
O que causa gengiva inchada?
Enquanto a gengiva saudável é rosada e firme, a gengiva inchada tende a ser avermelhada e estufada. Muitas vezes, este é um dos primeiros sinais da gengivite. Por isso, é importante falar com um dentista o quanto antes, porque este pode ser um sinal de algo mais grave.
A causa mais comum de gengiva inchada (também denominada gengiva inflamada) é a placa bacteriana que constantemente se forma na parte superior, ao redor e entre os dentes. Ela tende a se desenvolver quando partículas de comida contendo carboidratos (açúcares e amido) não são retirados da boca.
A menos que a placa bacteriana seja removida (geralmente com a escovação), ela pode causar a inflamação da gengiva ao redor dos dentes. Essa inflamação pode eventualmente chegar ao alvéolo dentário que segura o dente ou até mesmo causar problemas mais graves, como a periodontite.
Contudo, existem outras causas de gengiva inchada. Por isso, é sempre importante conversar com seu dentista.
AJUDANDO A PREVENIR a gengiva inchada
Além de falar com seu dentista e realizar check-ups regulares, existem muitas coisas que você pode fazer para remover a placa bacteriana e, assim, ajudar a tratar a gengiva inchada.
- Escove os dentes diariamente com o creme dental parodontax, que é quatro vezes mais eficaz do que um creme dental comum na remoção da placa bacteriana ao longo da linha da gengiva1 (a área onde a gengiva se encontra com os dentes), ajudando a manter a gengiva saudável e os dentes limpos.
- Use uma escova de dentes elétrica ou manual com cerdas arredondadas suaves e uma cabeça pequena, prestando bastante atenção ao espaço onde a gengiva e os dentes se encontram.
- Passe o fio dental ou use escovas interdentais, que podem ajudar a remover a placa bacteriana das áreas de difícil acesso, como, por exemplo, entre os dentes.
- Use um antisséptico bucal para uso diário, para oferecer proteção diária da gengiva.
- Visite seu dentista regularmente, pois ele pode detectar problemas na sua gengiva antes mesmo de você observar qualquer sinal. Se apresentar sangramento da gengiva, relate o fato imediatamente ao seu dentista para que ele possa ajudá-lo a tratar do problema, antes que ele se torne mais grave.
1 Com escovação diária 2x ao dia